Confeitaria em Como água para chocolate — Laura Esquivel (1989)

 Tita nunca conseguiu explicar o que foi que aconteceu naquela noite, se o que ouviu foi produto do cansaço ou uma alucinação da sua mente. Para já o mais conveniente era voltar a bater, não queria investigar qual era o limite da paciência da mãe.

Quando se batem os dois últimos ovos, incorpora-se a raspa do limão; quando a massa já estiver suficientemente espessa, deixa-se de bater e põe-se a farinha peneirada, misturando-a pouco a pouco com uma espátula de madeira, até a incorporar totalmente. Por último barra-se uma forma com manteiga, polvilha-se com farinha e deita-lhe a massa. Coze no forno durante trinta minutos.

Nacha, depois de preparar durante três dias vinte pratos diferentes, estava morta de cansaço e não via a hora de meter o bolo no forno para finalmente poder ir descansar.

***

Põem-se os damascos ao fogo com muito pouca água sem ferver e passam-se por um crivo ou peneira; senão pode usar-se um coador vulgar. Põe-se esta polpa numa caçarola. juntasse-lhe o açúcar e leva-se ao lume sem deixar de mexer até ficar em ponto de compota. Retira-se do lume e deixa-se arrefecer um pouco antes de a pôr no meio do bolo, que, é claro já se abriu previamente.

Felizmente, um mês antes do casamento, Nacha e Tita tinham preparado vários frascos com conservas de damasco, figo e batata doce com ananás. Graças a isso evitaram o trabalho de preparar a compota nesse mesmo dia.

***

QUANTIDADES PARA o FONDANT

800 gramas de açúcar granulado;

60 gotas de limão e a água suficiente para desfazer o açúcar.

MODO DE FAZER:

Põem-se numa caçarola o açúcar e a água ao fogo, sem deixar de mexer, até começar a ferver. Coa-se para outra caçarola e volta a pôr-se ao fogo juntando-lhe o limão até ficar num ponto de bola mole, limpando de vez em quando as bordas da caçarola com um pano húmido para que o mel não fique açucarado; depois de adquirir o ponto anteriormente indicado deita-se para outra caçarola húmida, orvalha-se por cima e deixa-se arrefecer um pouco.

Depois, com uma espátula de madeira, bate-se até ficar espesso.

Para se aplicar, põe-se uma colher de leite e volta-se a levar ao fogo para que se desligue, junta-se-lhe uma gota de carmim e cobre-se com ele apenas a parte superior do bolo.