Pato com Laranja em '2666' romance de Roberto Bolaño (2004)

Receita de Pato com Laranja

2666

Roberto Bolaño

2004

________________________________________

E minha vida seguiu em frente, com os mesmos sobressaltos e a mesma sensação de provisoriedade. Então, um dia qualquer, me lembrei que havia uma coisa que eu não tinha esquecido. Não tinha esquecido de como cozinhar. Não tinha esquecido das minhas costeletas de porco. Com a ajuda da minha irmã, que era uma santa e que adorava falar dessas coisas, fui anotando todas as receitas de que lembrava, as da minha mãe, as que tinha feito na prisão, as que fazia aos sábados em casa, no terraço do edifício, para minha irmã, apesar de ela, devo dizer, não ser muito fã de carne. Quando completei o livro fui a Nova York ver alguns editores, e um deles se interessou. O resto vocês sabem. O livro me pôs em circulação outra vez. Aprendi a combinar gastronomia com memória. Aprendi a combinar gastronomia com história. Aprendi a combinar a gastronomia com minha gratidão e minha perplexidade com a bondade de tanta gente, a começar por minha falecida irmã e continuando por tantas pessoas. E aqui me permitam uma precisão. Quando digo perplexidade, também quero dizer maravilhamento. Quer dizer, uma coisa extraordinária que causa admiração. Como a flor da maravilha, ou como a azaleia, ou como a sempre-viva. Mas também me dei conta de que isso não bastava. Não podia viver sempre das minhas famosas e deliciosas receitas de costeleta. Não dão para tanto as costeletas. É preciso mudar. É preciso mexer-se e mudar. É preciso saber procurar embora você não saiba o que procura. De modo que podem ir pegando, os que estiverem interessados, papel e lápis, pois vou lhes ditar outra receita. A do pato com laranja. Não recomendo comer todo dia, porque não é barato e, além do mais, seu preparo não demora menos de uma hora e meia, mas uma vez a cada dois meses ou quando se comemora um aniversário, não é mau. São estes os ingredientes para quatro pessoas. Um pato de um quilo e meio, vinte e cinco gramas de manteiga, quatro dentes de alho, dois copos de caldo de galinha, um ramalhete de ervas, uma colher de molho de tomate, quatro laranjas, cinquenta gramas de açúcar, três colheres de conhaque, três colheres de vinagre, três colheres de xerez, pimenta-do-reino, azeite e sal. Em seguida, Seaman explicou as diferentes fases de preparo e quando acabou de explicá-las só disse que aquele pato era um excelente prato.

________________________________

Receita de Pato com Laranja à Moda Especial do Seaman:

Serve quatro pessoas

Ingredientes:

- 1 pato de 1,5 kg

- 25g de manteiga

- 4 dentes de alho, picados

- 2 copos de caldo de galinha

- 1 ramalhete de ervas (salsinha, tomilho, alecrim)

- 1 colher de sopa de molho de tomate

- 4 laranjas

- 50g de açúcar

- 3 colheres de sopa de conhaque

- 3 colheres de sopa de vinagre

- 3 colheres de sopa de xerez

- Pimenta-do-reino a gosto

- Azeite e sal a gosto


Instruções:

1. Preparação do Pato:

   - Lave e seque bem o pato.

   - Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

   - Em uma panela grande, derreta a manteiga e doure o pato por todos os lados até que fique bem dourado.


2. Preparação do Molho:

   - Adicione os dentes de alho picados e o ramalhete de ervas à panela.

   - Acrescente o molho de tomate e misture bem.

   - Regue com o caldo de galinha e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente uma hora, mexendo ocasionalmente.


3. Preparação da Laranja Caramelizada:

   - Descasque duas laranjas e retire os gomos.

   - Em uma frigideira, derreta o açúcar até obter um caramelo dourado.

   - Adicione os gomos de laranja e deixe caramelizar por alguns minutos.


4. Finalização do Molho:

   - Adicione as laranjas caramelizadas ao molho de pato.

   - Misture o conhaque, vinagre e xerez ao molho.

   - Deixe reduzir até obter uma consistência espessa e saborosa.


5. Assando o Pato:

   - Pré-aqueça o forno a 180°C.

   - Transfira o pato e o molho para uma assadeira e asse por mais 30 minutos ou até que o pato esteja cozido e dourado.


6. Servindo:

   - Retire o pato do forno e coloque-o em uma travessa.

   - Regue com o molho e decore com fatias da laranja não caramelizada e algumas ervas frescas.


7. Apreciação do Chef Seaman:

   - Como o próprio Seaman disse, este pato é um excelente prato. Aproveite em ocasiões especiais, como aniversários ou a cada dois meses, para tornar a experiência ainda mais especial. Bon appétit!