Comida de mineiros, operários e anarquistas - Jacky Durand

O Caderno De Receitas Do Meu Pai
Jacky Durand
2020
_____________________________

Quando sinto um buraco no estômago ao terminar uma pilha de lenha, Gaby me olha com malícia. “É porque você ganhou o direito de comer”, exclama, depositando a motosserra. Para começar, tira do surrão um punhado de batatas. Coloca-as debaixo das brasas. Pede-me que vá cortar dois galhos bem retos e afile sua extremidade, formando uma ponta. Nele espeta toicinho, coxas de coelho, asas de frango, ou então peixe, bouffis, que são arenques defumados, peixes de ouro e prata para mim. Gosto de aspirar a fumaça que se desprende do fogo sob aqueles fusos marinhos. Regalo-me com seus filetes quentes de gordura que amanteigam a carne das batatas, criando um purê ao qual se acrescenta um pouco de cebola silvestre. O bouffi dá sede. Gaby verte um pouco de vinho clairet na água do meu copo. Tenho a impressão de ser seu irmão de armas, poderíamos ter combatido juntos nos Vosges ou nas Ardenas. Tento imitá-lo quando ele come pedacinhos de pão com a faca. Assegura-me que arenque é comida de mineiros, operários, anarquistas.

____________________________

Neste romance, Jacky Durand nos oferece o retrato magnífico de um homem para quem cozinhar é mais do que um simples trabalho: é o prazer diário de compartilhar e a arte de superar dificuldades. Uma terna declaração de amor de pai para filho, O caderno de receitas do meu pai é uma história de transmissão de legado, onde, em cada página, a escrita do autor dá água na boca.

_______________________________

Título original: Le cahier de recettes

Tradução: Ivone Castilho Benedetti

_______________________________

A seguir a decomposição da receita segundo Gaby:

*


Receita de Bouffis Grelhados com Batatas ao Estilo de Gaby


Ingredientes:

- 1 punhado de batatas

- Toicinho (para espetar nos galhos)

- Peixe bouffis (arenques defumados) ou Coxas de coelho ou Asas de frango

- Galhos bem retos para espetar

- Cebola silvestre (a gosto)

- Vinho clairet

- Pão


Instruções:

1. Tire um punhado de batatas do surrão e coloque-as debaixo das brasas para assar.

2. Corte dois galhos bem retos e afie suas extremidades, formando pontas. Espete toicinho, coxas de coelho, asas de frango ou peixe bouffis nos galhos.

3. Asse os espetos sobre as brasas, permitindo que a fumaça aromática envolva os ingredientes. Os bouffis são especialmente indicados.

4. Desfrute da fumaça que se desprende do fogo, conferindo sabor aos filetes quentes de gordura que amanteigam as batatas.

5. Prepare um purê adicionando um pouco de cebola silvestre às batatas.

6. Para acompanhar, Gaby sugere um pouco de vinho clairet, que pode ser vertido na água do copo para criar uma bebida refrescante.


Esta receita oferece uma experiência culinária única, onde a simplicidade dos ingredientes é ressaltada pelo ambiente e pelas tradições compartilhadas. Bom apetite!