Escrava dos livros de receitas________________________________Kate Atkinson
As velhas rotinas caseiras de Ursula pareciam agora espantosamente desleixadas, até aos seus próprios olhos. Em Bayswater, a cama ficava muitas vezes desfeita e as panelas por lavar. Pão e manteiga faziam um bom café da manhã, e não havia nada de errado, até onde ela podia ver, com um ovo cozido para o lanche. A vida de casada era mais exigente. Acompanhamentos para o café da manhã deviam ser cozidos e estar sobre a mesa na hora exata, pela manhã. Derek não podia se atrasar para a escola, e considerava sua primeira refeição, uma litania de mingau, ovos e torrada, uma solene (e solitária) comunhão. Os ovos eram preparados sucessivamente ao longo da semana, mexidos, fritos, quentes, pochés, e, às sextas-feiras, havia a emoção de um arenque. Nos fins de semana, Derek gostava de bacon, linguiça e chouriço com os ovos. Os ovos não vinham de uma loja, mas de uma pequena propriedade a cinco quilômetros de distância, até onde Ursula precisava ir a pé todas as semanas, porque Derek vendera as bicicletas quando se mudaram para Wealdstone, “para economizar dinheiro”.
A hora do lanche era outra espécie de pesadelo, porque ela precisava pensar todo o tempo em coisas novas para preparar. A vida era uma incessante sucessão de costeletas e bifes e tortas e ensopados e assados, para não falar no pudim que era esperado todos os dias e em grande variedade. Sou uma escrava dos livros de receitas!, ela escreveu com falsa jovialidade para Sylvie, ainda que jovial estivesse longe de como se sentia todos os dias, debruçada sobre suas páginas implacáveis. Desenvolveu uma nova relação com a sra. Glover. É claro, a sra. Glover se beneficiava de uma cozinha grande, um orçamento substancial e uma batterie de cuisine completa, enquanto a cozinha em Wealdstone era equipada de forma um tanto mesquinha, e o subsídio de Ursula para os gastos domésticos nunca pareciam se estender ao longo da semana, de modo que ela era continuamente punida por gastar demais.
__________________________O fio da vidaKate Atkinson2013
***
"O Fio da Vida" é um romance de Kate Atkinson publicado em 2013. A história segue a vida de uma mulher chamada Ursula Todd, que nasce em 1910, na Inglaterra, e vive diversas vezes a mesma vida, cada vez com pequenas variações que alteram o curso de sua história. Com uma narrativa não linear, Atkinson explora temas como a natureza do tempo, memória, destino e livre-arbítrio.