Café coado na hora - P. D. James


Mortalha para uma Enfermeira
P. D. James
1981
____________________________

MEIA HORA depois, o sargento Masterson preparava um café. A sala de visitas contava com uma pequena cozinha, um grande recesso com uma pia e um armário revestido de fórmica, sobre o qual havia um fogão de duas bocas. O armário fora liberado de toda a sua parafernália, a não ser por quatro canecas grandes, um recipiente de açúcar e outro de chá, uma lata de biscoitos, uma jarra grande de cerâmica e um coador, e três pacotes transparentes, bem vedados, de café fresco. Ao lado da pia, se viam duas garrafas de leite. Apesar da camada de creme perfeitamente visível, o sargento Masterson tirou a tampa de uma das garrafas e cheirou o leite, desconfiado, antes de esquentá-lo um pouco numa panela. Aqueceu a jarra de cerâmica com água quente da torneira, enxugou-a cuidadosamente com o pano de prato pendurado junto à pia, pegou uma colherada generosa de café e esperou a primeira fervura da água na chaleira. Aprovara as providências tomadas. Se a polícia tinha que trabalhar na mansão Nightingale, essa sala era tão conveniente e confortável quanto qualquer outra, e o café foi um bônus inesperado que, mentalmente, creditou a Paul Hudson. O secretário do hospital lhe parecia um homem eficiente e com boas ideias. O trabalho dele não devia ser fácil. O pobre infeliz provavelmente devia viver um inferno, espremido entre aqueles dois idiotas, Kealey e Grout, e aquela enfermeira-chefe nojenta.

Ele coou o café com cuidado meticuloso e ofereceu uma xícara a seu chefe. Ambos se sentaram e beberam juntos, afáveis, os olhos percorrendo o jardim devastado pela tempestade. Ambos tinham horror a comida malfeita e a café solúvel e Masterson pensou que não havia momento de maior proximidade e simpatia entre os dois do que quando comiam e bebiam juntos, lamentando os defeitos das refeições na pousada ou, como agora, apreciando um bom café. 

_______________________________

PHYLLIS DOROTHY JAMES (nascida em 03 de agosto de 1920), comumente conhecida como P.D. James, é uma escritora Inglesa e par da Câmara dos Lordes. Ela é mais famosa por uma série de romances policiais, estrelado pelo policial e poeta Adam Dalgliesh.