Receita de "Œufs Dorlotés" em Patricia Highsmith

Ripley debaixo d'água
Patricia Highsmith
1991
___________________

TOM TOMOU UM BANHO, fez a barba, vestiu-se e desceu, logo depois das oito e meia. Era uma manhã de sol, o dia ainda não estava quente e uma brisa adorável balançava as folhas das bétulas. Madame Annette naturalmente já estava de pé na cozinha com seu radinho portátil, que ficava junto à cesta de pão, ligado nas notícias e nos programas de papo-e-pop em que a rádio francesa é pródiga.

Bon jour, madame Annette”, disse Tom. “Estou pensando... já que madame Hassler deve ir embora hoje de manhã, poderíamos tomar um café da manhã reforçado. Que tal uns ovos quentes especiais?” Disse as últimas palavras em inglês. Como seria aquilo em francês? Fez uma tentativa: “Oeufs dorlotés, sim, madame? Faça naquelas pequenas xícaras de porcelana. Eu sei onde estão”. Tom apanhou as xícaras no armário. Havia um conjunto de seis.

Ah, oui, m’sieur Tómm! Je me souviens. Quatre minutes.

“Pelo menos. Mas primeiro vou perguntar se as senhoras também querem. Sim, meu café. Muito bem-vindo!” Tom esperou alguns segundos enquanto madame Annette despejava no filtro da cafeteira a água da sua chaleira sempre a postos. Levou então o café numa bandeja até a sala.

Tom gostava de tomar uma xícara de café em pé na sala, apreciando o gramado dos fundos da casa. Seus pensamentos vagavam, e podia pensar também em tudo de que o jardim precisava.

Alguns minutos depois estava lá fora na horta cortando um pouco de salsinha, caso fosse aprovada sua sugestão dos ovos quentes especiais. Basta pôr um pouco de salsinha picada, manteiga, sal e pimenta nas xícaras, com um ovo cru em cada uma, depois colocá-las num recipiente tampado que possa ser imerso em água quente.

__________________________

PATRICIA HIGHSMITH nasceu em Fort Worth, Texas, em 1921, e criou-se em Nova York, onde se formou, em 1942, pela Universidade Columbia. Seu primeiro romance, Strangers on a train (1950), foi filmado por Alfred Hitchcock em 1951 e se transformou num clássico do cinema noir. Em 1956, O talentoso Ripley (1955) recebeu o prêmio Edgar Allan Poe, da Associação dos Escritores Policiais dos Estados Unidos. Em 1959, o livro ganhou sua primeira adaptação para o cinema, feita por René Clément, com Alain Delon no papel principal. Em 1999, Anthony Minghella dirigiu a segunda versão cinematográfica, protagonizada por Matt Damon. Em 1957, Highsmith ganhou o Grande Prêmio Francês de Literatura Policial e, em 1964, o Silver Dagger, da Associação Britânica de Escritores Policiais. De personalidade avessa ao contato com jornalistas, passou a maior parte da vida reclusa em diversas cidades europeias, particularmente na Itália. Viveu seus últimos anos isolada numa mansão perto de Locarno, na Suíça italiana. Publicou também O talentoso Ripley, O jogo de Ripley, Ripley subterrâneo e O garoto que seguiu Ripley, todos publicados pela Companhia das Letras. Patricia Highsmith morreu em 1995.