Questão de Torresmos em 'As aventuras do bom soldado Švejk' de Jaroslav Hašek

Em questão de torresmos
Jaroslav Hašek
________________________________

Švejk, sentado na cama depois de ter sido submetido à tortura diária prescrita pelo doutor Grünstein, estava cercado por um grupo de farsantes extenuados e famintos que ainda não haviam se rendido e travavam sua luta contra o doutor Grünstein no front de uma dieta total.

Se alguém os tivesse ouvido, teria achado que estava assistindo a uma reunião de uma confraria gastronômica em uma escola superior de culinária ou a uma aula de degustação.

— Pode-se comer até os gordurosos torresmos de boi, mas precisam estar quentes — dizia um sujeito que padecia de “gastrite crônica”. — Quando a gordura ferve, basta apertá-los até que fiquem secos e depois salgá-los e apimentá-los. Posso lhes garantir que são melhores do que os torresmos de ganso.

— Ora — disse um homem com “câncer de estômago” —, não há nada melhor do que torresmo de ganso. Nem os de porco. Naturalmente, é preciso fritá-los até que fiquem douradinhos, como fazem os judeus. Pegam um ganso bem gorduroso, tiram a gordura com a pele e a cozinham.

— Você sabe que está cometendo um grave erro com essa história de torresmos de porco? — observou o vizinho de Švejk. — Claro que estou falando dos torresmos de gordura caseira, daí que os chamem de torresmos caseiros. Não devem ficar nem marrons nem amarelos, mas sim em um estágio intermediário. Um torresmo não deve ficar nem muito mole nem muito duro. Não tem que ficar crocante, porque quando isso acontece é sinal de que passou do ponto. Deve se dissolver na língua, mas não pode dar a impressão de que a gordura está escorrendo pelo seu queixo.

— Quem de vocês já comeu torresmo de gordura de cavalo? — ouviu-se uma voz, mas ninguém respondeu, porque naquele momento estava entrando, correndo, o suboficial do serviço sanitário.

— Todo mundo na cama, que está vindo uma tal de arquiduquesa! Que ninguém tire seus pés sujos de debaixo da manta!

___________________________________________

As aventuras do bom soldado Švejk
1923

_____________________________________________
"As aventuras do bom soldado Švejk" é um livro escrito pelo escritor tcheco Jaroslav Hašek e publicado em 1923. A obra é uma sátira que acompanha as aventuras de Josef Švejk, um soldado do exército austro-húngaro durante a Primeira Guerra Mundial. Švejk é um personagem cômico, ingênuo e submisso, que segue às ordens do exército de forma literal e muitas vezes confusa, provocando situações hilárias e absurdas.