Empanadas Doces no romance 'A Lacuna' de Barbara Kingsolver

Instruções para o preparo de empanadas dulces

Barbara Kingsolver
A Lacuna
2009
________________________________

Elas podem ser triangulares ou enroladas como moluscos com o recheio dentro. A massa é a mesma, seja qual for a forma: farinha de trigo com banha de porco e um pouco de sal. Bata gemas de ovos em um pouco de água fria (tantos ovos quanto Olunda queira), depois misture o lago líquido dentro do vulcão de farinha. Exatamente como se prepara a argamassa.

Abra a massa num retângulo grande como a bancada desta cozinha, que é pequena demais, se houver duas formigas no açúcar já se tem uma multidão aqui. A seguir, com uma faca limpa, corte a massa em quadrados do tamanho de guardanapos. Coloque um pouco de recheio em cada um dos quadrados e dobre-os na diagonal para fazer um triângulo. O quadrado da hipotenusa que vá para o inferno. O recheio pode ser de creme de ovos ou abacaxi. Para o creme, aqueça um litro de leite e um pouco de açúcar com pedaços de canela. Bata sete gemas com um pouco de amido de milho e derrame-as aos poucos no leite fervente. Mexa até que seu braço pareça cair. A lechecilla vai ficar bem amarela e grossa.

Para o recheio de abacaxi, cozinhe a fruta com xarope de açúcar mascavo e anis.

Outra maneira de fazê-las é passar o recheio pelo retângulo todo de massa e enrolar, cortando depois em pedaços circulares, cada um como um caracol. Para isso, use o recheio de abacaxi. O creme de ovos vai fazer uma bagunça danada.

Asse os doces no forno, se você vive numa casa normal. Se vive numa casa supermoderna planejada por um idiota, vá para o San Angel Inn. Uma das cozinheiras de lá, Montserrat, vai recebê-lo na porta dos fundos para assar seus doces na cozinha. Ela enviará uma das moças do hotel para lhe dizer quando tudo estiver pronto.

Eis as instruções. Se seu chefe tiver o apetite de um elefante e a cozinha do tamanho de um inseto, é assim que você mantém o emprego. Faça exatamente assim, porque ele disse:

— Escreva a receita, mi’jo, para o caso de você me abandonar como ela me abandonou. Você é a única pessoa que sabe cozinhar como minha esposa.

____________________________________

Receita de Empanadas Dulces

Ingredientes:

- 500g de farinha de trigo

- 200g de banha de porco

- 1 pitada de sal

- Gemas de ovos (quantidade conforme preferência)

- Água fria

- Recheio de creme de ovos ou abacaxi


Instruções:

1. Preparo da Massa:

   - Em uma tigela, misture a farinha de trigo, a banha de porco e o sal até obter uma textura de migalhas.

   - Em outra tigela, bata as gemas de ovos com um pouco de água fria.

   - Despeje a mistura líquida na "caldeira" de farinha, formando um vulcão. Misture até obter uma massa homogênea, como se estivesse preparando argamassa.

2. Abertura e Corte da Massa:

   - Abra a massa em um retângulo grande sobre a bancada.

   - Utilizando uma faca limpa, corte a massa em quadrados do tamanho de guardanapos.

3. Montagem das Empanadas Triangulares:

   - Coloque um pouco do recheio (creme de ovos ou abacaxi) no centro de cada quadrado.

   - Dobre os quadrados na diagonal, formando triângulos.

4. Preparo do Recheio de Creme de Ovos:

   - Aqueça um litro de leite com um pouco de açúcar e pedaços de canela.

   - Bata sete gemas com um pouco de amido de milho.

   - Adicione as gemas aos poucos no leite fervente, mexendo constantemente até obter uma mistura amarela e espessa.

5. Preparo do Recheio de Abacaxi:

   - Cozinhe a fruta com xarope de açúcar mascavo e anis.

6. Outra Opção de Montagem:

   - Espalhe o recheio por todo o retângulo de massa e enrole.

   - Corte em pedaços circulares, semelhantes a caracóis. Recomendado para o recheio de abacaxi.

7. Assamento:

   - Asse as empanadas em um forno convencional. Se sua cozinha for moderna demais, opte por assá-las no San Angel Inn, onde Montserrat, uma das cozinheiras, estará disponível para ajudar.

8. Finalização:

   - Aguarde até que as empanadas estejam prontas. Se estiver na casa de um chefe com um apetite voraz e uma cozinha minúscula, siga essas instruções para manter seu emprego, porque como ele disse: "Escreva a receita, mi’jo, para o caso de você me abandonar como ela me abandonou. Você é a única pessoa que sabe cozinhar como minha esposa."

________________________


Barbara Kingsolver é uma escritora americana nascida em 1955, conhecida por seus romances que abordam temas sociais e ambientais, como a justiça social, a ecologia e a biodiversidade. Ela já recebeu vários prêmios literários, incluindo o Orange Prize for Fiction em 2010. "A Lacuna" é um romance histórico de Kingsolver, publicado em 2009, que conta a história de Harrison William Shepherd, um escritor de origem mexicana que viveu nos Estados Unidos e no México durante as primeiras décadas do século XX. O livro é dividido em três partes, cada uma narrada por Shepherd em diferentes momentos de sua vida. "A Lacuna" é um livro complexo que aborda temas importantes, como a política e a história dos Estados Unidos e do México, a arte e a literatura, a busca por identidade e a necessidade de se adaptar em momentos de mudança. A obra é escrita em um estilo poético e envolvente, e Kingsolver mostra sua habilidade em criar personagens que parecem reais e complexos. O livro é uma reflexão sobre a importância de se conhecer a história e de se manter fiel aos valores e às crenças pessoais, mesmo em tempos difíceis.