Almoço com Haruki Murakami

Onze e quarenta da manhã

Me sentei no sofá e continuei a leitura de Anna Karenina. Continuava sem um pingo de sono. Também não estava cansada. Eu poderia continuar a leitura para sempre. Após comer todo o chocolate, rasguei a embalagem do segundo tablete e o comi até a metade. Após ler dois terços do primeiro volume, olhei para o relógio.

Eram onze e quarenta da manhã.

Onze e quarenta?

Daqui a pouco o meu marido volta para casa. Fechei rapidamente o livro e fui para a cozinha. Coloquei água na panela e acendi o fogão. Depois, cortei a cebolinha bem fininha e, enquanto a água para o macarrão aquecia, aproveitei para reidratar a alga wakame e preparar alguns legumes temperados à base de vinagre. Tirei o queijo de soja da geladeira e fiz um hiyayakko, queijo de soja temperado com cebolinha picada e gengibre ralado. Em seguida, fui ao banheiro escovar os dentes para tirar o cheiro de chocolate.

Meu marido chegou praticamente na mesma hora em que a água ferveu. Ele disse que havia terminado o serviço mais cedo.

Sono
Haruki Murakami
1987
____________________________________
Haruki Murakami é um escritor japonês muito conhecido por suas obras de ficção que misturam elementos da cultura pop, surrealismo e realismo mágico. Ele nasceu em Kyoto, Japão, em 1949, e estudou literatura na Universidade de Waseda, em Tóquio. Desde então, publicou vários romances de sucesso, incluindo "Norwegian Wood", "Kafka à Beira-Mar" e "1Q84". "Sono" é sobre uma mulher que foi acometida por uma súbita incapacidade de dormir, mergulhada em uma rotina sem repouso. Após mais de dezessete dias consecutivos sem dormir, ela passou a refletir sobre as escolhas que fizera em sua vida e sobre como pretende prosseguir diante dessa nova condição.