Culinária turca em Rex Stout

Na cozinha com Nero Wolfe

_________________________________

Às dez para as sete paramos em frente ao Palácio da Cultura. Desci, dirigi-me para a porta de tela, abri-a e entrei. Não havia ninguém na Galeria, mas a porta dos fundos que dava para a cozinha estava aberta. Fui até lá e enfiei a cabeça. Vi Woody num tamborete ao balcão, mexendo em alguma coisa num vaso, tendo Wolfe ao lado, observando. Wolfe presente, a cozinha parecia menor do que era. Entrei e disse: — Exatamente na hora.

Wolfe olhou-me, deu um passo para um exame de mais de perto e resmungou:

— Satisfatório.

Meus nervos estavam um tanto tensos.

— Que diabo é que há de satisfatório? — indaguei.

— Você está aqui, está intacto, e reencontrou a língua. "Exatamente na hora." Sim, exatamente na hora. Você está exatamente na hora para o prato favorito do Sr. Stepanian, o hunkiav beyandi. Ele me disse que foi originariamente armênio, mas que os turcos alegam há séculos ser os inventores. É kebab servido com berinjela recheada com o purê, que os turcos chamam de Imam Baildi — "Iman desmaiante." Cebolas douradas em óleo, tomates, alho, sal e pimenta. O xadrez estava sujo?

— Sim.

— Está com fome?

Era compreensível que ele não quisesse falar com Woody ali e aparentemente, nada havia de urgente que não pudesse esperar até que ele tivesse provado o hunkiav beyandi.

— Claro que estou com fome — respondi — mas, em primeiro lugar, preciso tomar um banho. A Srta. Rowan mandou Mimi preparar alguns filés. Ela pensou que você também podia estar com fome.

— Se quiser — disse Woody — pode usar o meu chuveiro. Há bastante água quente. E será uma honra. Você sabe o prazer que sinto em vê-lo, Archie. Como disse o Sr. Wolfe, é satisfatório.

— Prazer em vê-lo, Woody. — E para Wolfe. — Voltarei mais tarde. Mais ou menos às nove.

_________________________

A Morte do Turista
Rex Stout
1969
______________________________________
Rex Stout foi um escritor americano de ficção policial, nascido em 1886 e falecido em 1975. Ele é mais conhecido por criar o personagem Nero Wolfe, um detetive particular que aparece em uma série de livros de mistério. "A Morte do Turista" é um livro de mistério de Rex Stout, publicado em 1969 e faz parte da série de Nero Wolfe. Na história, um turista é encontrado morto no Central Park, em Nova York, e a polícia não consegue encontrar nenhuma pista sobre o assassino. Nero Wolfe é contratado para investigar o caso e, com a ajuda de seu assistente, Archie Goodwin, começa a desvendar a complexa trama que envolve o assassinato. O livro é uma trama intricada que envolve uma série de personagens complexos e pistas aparentemente desconexas. Uma das características mais marcantes do livro é o estilo de escrita de Rex Stout, que é conciso, objetivo e repleto de diálogos espirituosos e sarcásticos. Nero Wolfe é um personagem fascinante e excêntrico, que se destaca pelo seu amor por orquídeas, sua aversão a sair de casa e sua habilidade em resolver casos aparentemente insolúveis. "A Morte do Turista" é uma leitura recomendada para os fãs de mistério e literatura policial. O livro oferece uma trama intrigante e um estilo de escrita envolvente, que faz com que o leitor se sinta parte da investigação de Nero Wolfe e Archie Goodwin.