Bebidas espumantes em 'A Fantástica Fábrica de Chocolate' de Roald Dahl

Para levantar o ânimo

________________________ 

BEBIDAS ESPUMANTES QUE LEVANTAM O ÂNIMO, outra porta.

— Ah, estas são fabulosas! Enchem a gente de bolhas, e as bolhas contêm um gás animador especial. Esse gás levanta tanto o ânimo, que a pessoa vai subindo como um balão, até bater com a cabeça no teto e... fica lá em cima.

— Mas como a gente faz para descer? — perguntou Charlie.

— É só arrotar. A pessoa dá um arroto bem forte, o gás sobe e ela desce! Mas não se deve tomar essa bebida ao ar livre! Nunca se sabe a que altura se pode subir. Certa vez eu dei um pouco para um velho Umpa-lumpa beber, no quintal, e ele subiu, subiu até sumir. Foi uma tristeza. Nunca mais nós o vimos.

— Ele deveria ter arrotado? — perguntou Charlie.

— Claro, deveria ter arrotado. Fiquei berrando aqui embaixo: — “Arrote, seu burro, senão você nunca mais vai descer!” Mas ele não quis ou não conseguiu. Talvez fosse educado demais para arrotar. A essas alturas já deve estar na Lua.

_______________________________

A Fantástica Fábrica de Chocolate
Roald Dahl
1964
_____________________________________
Roald Dahl foi um escritor britânico, nascido em 1916, que ficou famoso por seus livros infantojuvenis que misturam fantasia, humor e um pouco de terror. Ele escreveu obras como "Matilda", "James e o Pêssego Gigante" e "O Bom Gigante Amigo", entre outros. Mas, sem dúvida, um de seus livros mais conhecidos é "A Fantástica Fábrica de Chocolate", publicado em 1964. O livro conta a história de Charlie Bucket, um menino pobre que vive com sua família em uma casa pequena e simples. Ele sonha em visitar a famosa fábrica de chocolate de Willy Wonka, mas as chances parecem mínimas, já que apenas cinco ingressos dourados foram distribuídos em todo o mundo para visitar a fábrica. Mas, para sua surpresa, Charlie encontra um dos ingressos dourados e sua vida muda completamente. A partir daí, o leitor é levado a uma aventura incrível pela fábrica de chocolate, cheia de personagens excêntricos, como os Oompa-Loompas, pequenos homenzinhos que trabalham na fábrica, e as crianças gananciosas que visitam a fábrica junto com Charlie. A história é repleta de situações engraçadas, mágicas e um pouco assustadoras, que fazem a imaginação do leitor voar. Além da história cativante, "A Fantástica Fábrica de Chocolate" também tem uma mensagem importante sobre a importância da humildade, da honestidade e da generosidade. Roald Dahl é um mestre em escrever histórias que encantam crianças e adultos, e seu legado continua inspirando gerações de leitores até hoje.