Camarão com grãos de soja cozida - Haruki Murakami


1Q84
Haruki Murakami
2009
____________________

Voltou ao apartamento carregando pacotes de papel com suas compras. Vestiu um calção, pegou uma lata de cerveja na geladeira e, enquanto bebia, colocou água para ferver numa panela grande. Enquanto aguardava, tirou as vagens de soja dos galhos e, sobre a tábua de carne, temperou-as com sal, espalhando-o uniformemente. Depois, despejou tudo dentro da panela com a água fervendo.

Tengo se perguntava por que a menina magra de 10 anos nunca deixara seu coração. Ela se aproximou dele após a aula e segurou sua mão. Não disse uma palavra. Apenas isso. Mas, naquela época, Aomame levou uma parte dele consigo. Alguma parte do coração ou de seu corpo e, em troca, deixou uma parte do coração ou do corpo dela. Uma troca num curto espaço de tempo.

Tengo cortou em pedaços bem pequenos uma porção grande de gengibre. Depois, fatiou o aipo e os cogumelos. Em seguida, picou a salsa crespa. Após tirar as cascas dos camarões, lavou-os em água corrente. Estendeu papel toalha e os dispôs enfileirados como se fossem soldadinhos. Quando a soja começou a flutuar na água, despejou-a no escorredor e deixou esfriar. Depois, pegou uma frigideira grande, untou-a com óleo de gergelim branco e fritou o gengibre em fogo baixo.

“Seria tão bom poder reencontrá-la agora”, pensou. Não importava se um se decepcionaria com o outro. O que Tengo queria era vê-la novamente. Queria ao menos saber como foi a vida dela depois daquele dia, onde ela vivia agora, o que a fazia feliz ou a deixava triste. Por mais diferentes que fossem, ou que a chance de ficarem juntos estivesse perdida para sempre, em nada mudaria o fato de terem trocado algo importante naquele longínquo passado, após a aula do primário.

Tengo colocou o aipo e o cogumelo na frigideira e os fritou em fogo alto, girando às vezes a frigideira e misturando delicadamente os ingredientes com uma colher de bambu. Temperou com uma pitada de sal e pimenta do reino. Quando os legumes estavam perto do ponto, adicionou os camarões lavados e secos. Temperou novamente com uma pitada de sal e pimenta-do-reino e, desta vez, acrescentou uma pequena dose de saquê. Depois, adicionou um filete de molho de soja e, por fim, polvilhou a salsinha picada. Tengo preparou o prato sem pensar. Era como se estivesse no piloto automático, sem dar atenção ao que fazia. Aquele era um prato simples, que não requeria muito trabalho. Ele manuseava os alimentos com precisão, mas desde o início só pensava em Aomame.

Quando os camarões e os legumes estavam no ponto, tirou-os da frigideira e passou para um prato grande. Pegou uma outra cerveja na geladeira e, sentado à mesa da cozinha, jantou a comida que fumegava, envolto em pensamentos.

___________________________

"1Q84" é um romance do aclamado autor japonês Haruki Murakami, publicado originalmente em três volumes no Japão entre 2009 e 2010, e posteriormente lançado como um único volume em alguns países. O romance é extenso, mas muitos leitores apreciam a riqueza e profundidade da história, que explora questões filosóficas e existenciais de uma maneira única e envolvente.

_________________________________

Receita de Stir Fry de Camarões e Vegetais à Moda de 1Q84


Ingredientes:

- Vagens de soja

- Sal

- Gengibre fresco

- Aipo

- Cogumelos

- Salsa crespa

- Camarões

- Óleo de gergelim branco

- Saquê

- Molho de soja

- Pimenta-do-reino


Instruções:

1. Coloque água para ferver em uma panela grande.

2. Enquanto aguarda a água ferver, retire as vagens de soja dos galhos e tempere-as uniformemente com sal sobre a tábua de carne.

3. Despeje as vagens de soja temperadas na panela com água fervendo e cozinhe até que comecem a flutuar. Em seguida, escorra-as e deixe esfriar.

4. Corte uma porção grande de gengibre em pedaços bem pequenos.

5. Fatie o aipo e os cogumelos, pique a salsa crespa e descasque os camarões, lavando-os em água corrente.

6. Estenda papel toalha e alinhe os camarões como soldadinhos para secar.

7. Em uma frigideira grande, aqueça óleo de gergelim branco e refogue o gengibre em fogo baixo.

8. Adicione o aipo e os cogumelos à frigideira, aumente o fogo e misture delicadamente com uma colher de bambu, girando a frigideira.

9. Tempere com uma pitada de sal e pimenta-do-reino.

10. Quando os legumes estiverem quase no ponto, adicione os camarões lavados e secos à frigideira.

11. Tempere novamente com uma pitada de sal e pimenta-do-reino. Em seguida, adicione uma pequena dose de saquê.

12. Acrescente um filete de molho de soja e finalize polvilhando a salsinha picada.

13. Quando os camarões e os legumes atingirem o ponto desejado, transfira-os da frigideira para um prato grande.


Sirva imediatamente e desfrute deste saboroso stir fry inspirado na descrição de Haruki Murakami em 1Q84.