Arroz de bacalhau - Francisco José Viegas


Longe de Manaus
Francisco José Viegas
2005
___________________

Ele chegara a casa de Jaime Ramos um pouco antes do jantar, um arroz de bacalhau prometido há muito. Jaime Ramos tinha terminado de fazer em lascas o bacalhau apenas escaldado e arrefecido de seguida no parapeito da janela. A água onde fervera durante três minutos o bacalhau fora acrescentada ao refogado de cebola, alho, tomate, meio pimento verde e meio pimento vermelho. Quando chegou a hora de acrescentar o arroz ao caldo, juntamente com o bacalhau desfeito em lascas, procurou o resto dos pimentos, um molho de salsa, duas malaguetas douradas, uma folha de louro e olhou para o tacho com melancolia, tapando-o. Depois de se sentarem e de abrirem a garrafa de vinho, fizeram como de costume: Ramiro falou sobre os dois ou três casos que o levavam de Aveiro ao Porto, dois dias por semana, enfrentar mais advogados, um tribunal atafulhado de processos e de funcionários, sem parque de estacionamento nem ar condicionado. Jaime Ramos barafustou sobre o clima, pôs um disco de boleros onde havia um saxofone tenor, e ouviu o advogado com paciência silenciosa, sorrindo. Depois, o arroz foi comido devagar, em doses pequenas mas sucessivas, distribuído pelos dois pratos. Ramiro gabou-o, rodando o copo de vinho entre os dedos, escolhendo os pedaços de pimento que tinham entrado em último lugar no tacho para os trincar com prazer.

______________________

Vejamos agora como fica a receita no formato tradicional.

_______________________________
Receita: Arroz de Bacalhau à Moda de Jaime Ramos


Ingredientes:

- 500g de bacalhau dessalgado, desfiado em lascas

- 2 xícaras de arroz

- 1 cebola média, picada

- 3 dentes de alho, picados

- 2 tomates maduros, picados

- 1/2 pimento verde, picado

- 1/2 pimento vermelho, picado

- 1 folha de louro

- 1 molho de salsa, picada

- 2 malaguetas douradas, picadas (opcional)

- Sal e pimenta a gosto

- Azeite de oliva

- Água


Instruções:


1. Em uma panela, aqueça o azeite de oliva e refogue a cebola, o alho, os tomates, o pimentão verde e o pimentão vermelho até que fiquem macios.


2. Adicione as lascas de bacalhau previamente escaldadas e resfriadas no parapeito da janela. Misture bem.


3. Despeje a água utilizada para escaldar o bacalhau no refogado. Deixe ferver por 3 minutos.


4. Acrescente o arroz à panela, misturando-o ao caldo de bacalhau. Adicione as lascas de bacalhau desfeitas.


5. Coloque a folha de louro, o molho de salsa e as malaguetas douradas (se preferir um toque picante). Tempere com sal e pimenta a gosto.


6. Tampe a panela e cozinhe em fogo médio até que o arroz esteja cozido e tenha absorvido o caldo.


7. Ao final do cozimento, verifique o tempero e ajuste conforme necessário.


Sirva o Arroz de Bacalhau à Moda de Jaime Ramos com um toque de melancolia tipicamente português, apreciando cada pedaço dessa receita que promete momentos deliciosos à mesa.